Aprendi algumas coisas na vida que são muito valiosas, mas a maior delas, sem dúvida nenhuma, é a arte de admirar pessoas e dar o crédito a quem de direito.
Acredito que em nosso país ainda não aprendemos essa arte. A mim me parece que dizer “aprendi com outra pessoa” torna-se uma desonra, mas isso acontece pelo fato de ainda não termos aprendido o valor e a honra desse ato.
Compartilho o que aprendi com quem sabe muito, e na prática, daquilo que me proponho a falar: Eduardo Tevah.
1 – Quando for assistir a uma palestra ou ler um livro, faça isso com mentalidade de aluno e não de professor.
A forma como você se posiciona no trabalho, nos relacionamentos ou consigo mesmo faz toda a diferença. Quando está aberto ao aprendizado, sua absorção de conteúdos, sua performance diante de qualquer desafio melhora inúmeras vezes; sem mencionar o fato de que “a soberba precede a ruína”.
Posicione-se como aluno, alguém que sempre tem algo para aprender e pode encontrar nos próximos minutos uma lição significativa para a vida.
2 – Não pergunte se você sabe conceitos, mas sim se os está colocando em prática.
Não vá atrás de 100% de aprendizado, mas valorize o que realmente aprendeu, ainda que seja 10%. “Saber e não fazer, ainda não é saber” (Lao Tsé).
Devemos entender que o “aprendizado”, para ser significativo, deve ter alcançado o patamar da “sabedoria”, que significa o aprendizado colocado em prática.
Quem realmente é sábio, além de saber conceitos, muda sua rota, por compreender a importância deles.
3 – Anote tudo que se relacione àquilo que você quer mudar ou aprimorar.
Não necessariamente a pessoa que anota colocará os aprendizados em prática, ou seja, ela poderá fazê-lo no momento que quiser; porém aquele que não se preocupou sequer em anotar terá menos chance. Não é sábio confiar que a mente guardará tudo, sempre.
Aquele que anota comprometido com o alcance da meta tem como mensurar sua evolução e quem almeja alta performance precisa, obrigatoriamente, ter um olhar crítico, responsável, maduro e desejoso de avanço.
Quão significativos foram para mim esses ensinamentos.
Espero que tenham sido para você também!
Daniel Modolo
Gestor de pessoas, professor, músico, analista comportamental, consultor, master coach e palestrante certificado na ferramenta SOAR™. Possui vasta experiencia em gestão e capacitação de pessoas, tendo treinado mais de 500 gestores de grandes empresas e liderado mais de 500 pessoas. Como bom Líder , possui habilidades em relacionamento interpessoal, empatia, didática, e inteligência relacional em gestão de crises, criando ambientes favoráveis, colaborativos e produtivos.