A raiva é uma força que nos impulsiona à ação.
Ela avisa que existem problemas mais profundos e nos provoca reflexão sobre eles.
Geralmente nos indica outras emoções inerentes a ela: medo, frustração ou mágoa.

As pessoas permitem-se ser ansiosas, medrosas, tristonhas, mas não raivosas. Pergunte a um público quantas pessoas se consideram raivosas e verá que os seres humanos tem um pouco de medo dela.

Minha vida inteira ouvi que não deveria ter raiva, e em vez de expressar, fui colocando debaixo do tapete( e achava bonito dizer que não tinha raiva, mas na realidade, apenas não expressava…), até que comecei a entender que aquilo que vai para o inconsciente, alguma hora se manifestará no consciente, trazendo ações e reações, as vezes indesejadas.

Os extremos são perigosos, pois se você se debruça na raiva, se ela é uma das únicas formas de expressão que faz sentido pra você, afastará as pessoas, inclusive e preferencialmente as que mais ama, e se não se permite ter raiva, experimentará a culpa, uma das emoções que mais aprisionam o ser humano.

Raiva não é ódio, vingança, fúria, mas uma força necessária para nos impelir a ação.
Se não tiver raiva do que coloca você pra baixo, irá tolerar situações que te fazem mal, sem força para alavancar aquela mudança tão sonhada. Canalizá-la também é muito importante, pois usada de forma equivocada, prejudicará você e todas as pessoas que te cercam.

Está muito raivoso?
Não finja que não está, mas olhe com vontade pra dentro de si, criticando, duvidando e determinando um sentimento diferente.

Algumas dicas:

  • Questionar a origem.
  • Nomear fatos
  • Reconhecer a existência, não negar
  • Compartilhar com quem você sabe que irá te ouvir, sendo um profissional ou um bom amigo (verdadeiro)
  • Entender que se não houver um olhar responsável, e com muito desejo de adquirir um significativo autoconhecimento, podemos viver em função de sentimentos como a raiva, que sem controle pode nos levar a uma vida escrava.

 

Daniel Modolo 

Gestor de pessoas, professor, músico, analista comportamental, consultor, master coach e  palestrante certificado na ferramenta SOAR™. Possui vasta experiencia em gestão e capacitação de pessoas, tendo treinado mais de 500 gestores de grandes empresas e liderado mais de 500 pessoas. Como bom Líder , possui habilidades em relacionamento interpessoal, empatia, didática, e inteligência relacional em gestão de crises, criando ambientes favoráveis,  colaborativos e produtivos.

Free WordPress Themes, Free Android Games