Consegue o líder separar reações emocionais cotidianas de sua liderança?

É saudável a frieza, o distanciamento, a rigidez em prol de um não envolvimento emocional?

O primeiro ponto a observar é que sua reação emocional diante de um estímulo, interno ou externo, significa que o sistema de advertência de seu próprio corpo está sinalizando um acontecimento importante, significativo, como: o desrespeito por um valor que para você seria inegociável, ou a euforia devido a uma expectativa cumprida. Esse nível de consciência de resposta a esses estímulos torna-se mais fácil no papel, pois desde bem cedo aprende-se a negligenciar ou desarmar esse perfeito sistema de alarme, quando se ouvem frases como:

  • Homens não choram.
  • Não faça drama.
  • Deixe isso para lá.
  • Não se expresse dessa forma.
  • Você não vai conseguir fazer isso!

Você já ouviu essas frases, ou frases de mesmo teor? São mensagens que nos ensinam desde a infância a evitar as emoções, ignorá-las ou até mesmo fingi-las, em prol de um bem-estar social.

Mostra a ciência ser possível esconder os sentimentos em alguns momentos, mas não em todos. Até quando bloquear emoções, trazendo ao corpo e à psique os malefícios pertinentes a essa “pseudoadaptação”?

É notória a importância de uma integralidade responsável. Esta contempla a verdade dos sentimentos, misturada à inteligência emocional, que permite relacionar-se de forma sensata, respeitosa, realista e comprometida com o outro, permitindo uma liderança inspiradora.

É possível, SIM! Possuir um autoconhecimento que permita liderar com altruísmo, respeito, excelentes resultados, integridade e comprometimento…
EXPERIMENTE!

Daniel Modolo 

Gestor de pessoas, professor, músico, analista comportamental, consultor, master coach e  palestrante certificado na ferramenta SOAR™. Possui vasta experiencia em gestão e capacitação de pessoas, tendo treinado mais de 500 gestores de grandes empresas e liderado mais de 500 pessoas. Como bom Líder , possui habilidades em relacionamento interpessoal, empatia, didática, e inteligência relacional em gestão de crises, criando ambientes favoráveis,  colaborativos e produtivos.

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