Por favor não venha me dizer que é só conhecimento de futebol, ou bom esquema tático, ou trabalho árduo… sim ele promove tudo isso ao time, mas não está aí a carta na manga de Tite! (Detalhe, sou São Paulino)
O fato de ter ido estudar fora do Brasil foi muito inteligente, e com certeza fez muita diferença, mas a inteligência dele transcende o conhecimento puramente técnico, e aí está seu grande trunfo.
O atual técnico da seleção brasileira transmite verdade, empatia e sociabilidade aos seus atletas, gerando não só obrigação, mas um comprometimento completo dentro e fora de campo.
Ser assim exige um novo entendimento de nossa parte, de que vale a pena exercer uma liderança do tipo:
- Visionária (impele as pessoas rumo a sonhos compartilhados)
- Afiliativa (valoriza as ideias das pessoas e obtém o compromisso pela participação)
- Desafiadora (fixa metas desafiadoras e empolgantes)
É fato que esse tipo de liderança é desafiador e implica um esforço de nossa parte, porém dá certo, e isso não sou eu quem digo, mas a ciência nos explica quão grande são os benefícios da liderança emocionalmente saudável.
Está aí um exemplo a ser seguido!
Daniel Modolo
Gestor de pessoas, professor, músico, analista comportamental, consultor, master coach e palestrante certificado na ferramenta SOAR™. Possui vasta experiencia em gestão e capacitação de pessoas, tendo treinado mais de 500 gestores de grandes empresas e liderado mais de 500 pessoas. Como bom Líder , possui habilidades em relacionamento interpessoal, empatia, didática, e inteligência relacional em gestão de crises, criando ambientes favoráveis, colaborativos e produtivos.