A vida seria mais fácil se conseguíssemos identificar o perigo. Seríamos guiados pelo medo, e ele nos levaria a evitar situações de risco, porém a mente humana não é assim tão simples.
A maior parte do nosso processo mental acontece fora do consciente. Achamos que somos protagonistas da nossa história negligenciando experiências de nossa infância, crenças inconscientes e emoções difusas, mas são elementos de fundamental importância em nosso processo de escolha.
A mente humana opera no nível consciente (sabemos o que pensamos e sentimos) e no nível inconsciente (pensamentos e sentimentos que não sabemos bem de onde vem).
Nem sempre conseguimos evitar nossos medos, raramente nos conhecemos bem, a ponto de discernir com exatidão os sentimentos e a razão pela qual nos sentimos ou reagimos de determinada maneira.
Geralmente quando uma situação nos provoca medo, é porque ainda existe algo a ser resolvido relacionado a ela dentro de nosso inconsciente.
O que é desafiador a esse respeito, é o fato de sermos atraídos constantemente por essa questão não resolvida.
É dessa maneira que nos tornamos aquilo que tememos.
Daniel Modolo
Gestor de pessoas, professor, músico, analista comportamental, consultor, master coach e palestrante certificado na ferramenta SOAR™. Possui vasta experiencia em gestão e capacitação de pessoas, tendo treinado mais de 500 gestores de grandes empresas e liderado mais de 500 pessoas. Como bom Líder , possui habilidades em relacionamento interpessoal, empatia, didática, e inteligência relacional em gestão de crises, criando ambientes favoráveis, colaborativos e produtivos.